segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Envelhecer com agilidade através de atividade física

Musculação pode impedir os efeitos do envelhecimento?

A população mundial esta envelhecendo e o Brasil não ficam atrás, atualmente possui 15 milhões de idosos. Sabemos que  envelhecer de uma forma sedentária leva a doenças serias como artrite, fratura óssea osteoporose,  problemas cardíacos, hipertensão e diabetes e ainda diminui a capacidade funcional entre outros. Reduzida a capacidade funcional (capacidade de realizar tarefas do cotidiano), O envelhecimento acompanhado do sedentarismo, faz com que  os idosos apresentem alterações como à diminuição da massa muscular, com atrofia  e desenervação  de fibras do tipo II( fibras de contração rápida);  as mais utilizadas  para realizar  as atividades do cotidiano. Ainda temos diminuição das funções endotelial; diminuição da flexibilidade, redução da força  e resistência muscular.
Essas  mudanças causam a capacidade da realização de tarefas simples como sentar, levantar rapidamente de uma cadeira, da capacidade de caminhada veloz, etc. a gravidade do processo varia de pessoa para pessoa, devido ao estilo de vida  que a pessoa mantém desde a juventude.
O segredo esta no estilo de vida, o corpo depende de atividades físicas regulares para manter forte os ossos e músculos.      A receita é simples, pratique uma atividade física orientada com profissionais de Educação física, outro fator importante é aliar uma alimentação saudável. Entre os exercícios optamos pela ginástica funcional e pela musculação que segundo estudos mostram uma melhora enorme na capacidade funcional e no aumento da massa muscular. Vamos entender um pouco mais esse processo: No adulto por volta dos 30 aos 50 anos, o individuo sedentário perde cerca de 10% da sua massa muscular, chegando aos 80 anos reduz drasticamente a 1/3.
Com o passar do tempo as perdas podem ser tão grandes  que o indivíduo corre o risco de tornar incapaz de levantar-se de uma cadeira e até cuidar da sua higiene pessoal.

 

Abaixo veremos um quadro com alterações do processo de envelhecimento:




Envelhecimento
Musculação
Força muscular
Diminui
Aumente
Massa muscular
Diminui
Aumenta
Metabolismo muscular
Diminui
Aumenta
Metabolismo muscular em repouso
Diminui
Aumenta
Gordura corporal
Aumenta
Diminui
Densidade mineral óssea
Diminui
Aumenta
Metabolismo da Glicose
Diminui
Aumenta
Autoeficiência
Diminui
Aumenta
Riscos de quedas
Aumenta
Diminui
Qualidade do sono
Diminui
Aumenta
Depressão
Aumenta
Diminui
Isolamento social
Aumenta
Diminui
Nível global de atividade física
Diminui
Aumenta
Doenças crônicas
Aumentam
Diminui
Motilidade gastrointestinal
Diminui
Aumenta


Bibliografia:
Super Treino, 43
Musculação Jornal & Fitness- 74
Ossos, músculos e articulações Saudáveis-Coleção Seleções


 VOCÊ SABIA?

·        A  saúde dos ossos durante e depois da menopausa fornece uma boa indicação do risco de osteoporose; mulheres que faturam o punho nos dez anos que se seguem a menopausa tem risco oito vezes maior de fratura de quadril.
·        Atividades regulares de sustentação de peso, como caminhada e corrida, garantem que a proteína e os minerais obtidos na sua dieta sejam incorporados ao esqueleto. Esses exercícios são bons para os ossos, estimulando os osteoblastos formadores de osso e melhorando o equilíbrio entre perda e formação óssea.
·        Para ter ossos fortes, o mais importante é seguir uma dieta balanceada que contém muito cálcio e quantidades suficientes de flúor, fósforo, vitamina D e proteína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário