quarta-feira, 30 de março de 2011

Musculação e a Gordura


Musculação queima Gordura?



Estamos de volta para falarmos de um assunto onde há muitas dúvidas e muita polêmica.  Vamos falar sobre Musculação e queima de gordura. Muitas pessoas pensam que a musculação não emagrece, ela aumenta a massa magra e não faz diferença na balança. É como nós sempre dizemos, não é o peso na balança que faz a diferença, mas a redução da massa gorda. Costumamos dizer para nossas alunas(os) que a melhor balança que existe são as roupas, principalmente a calça jeans. Como isso funciona? Vamos explicar para que vocês saibam a diferença de perder peso e perder gordura fazendo musculação.  Acredita-se que a musculação dificulta no processo de emagrecimento, pois quando há uma diminuição do percentual de gordura, vamos ter um aumento de massa magra. Essa massa pesa mais do que a gordura e isso faz com que aumente o peso na balança e conseqüentemente, as pessoas pensam que engordaram. Isso é um mito, pois existem pesquisas que comprovam cientificamente como o processo ocorre. Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.
Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.
Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura.
Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico. Não somos donas da verdade, mas segundo estudos, a maioria dos autores defende a musculação como sendo a mais eficiente em comparação ao treino aeróbio que seriam os exercícios de corrida, natação, ciclismo, etc. O exercício cardiovascular tradicional, por outro lado, apenas queima calorias durante toda a duração do exercício. Uma vez que a atividade é feita, o seu metabolismo vai voltar ao normal. Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo (mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.
Meninos e meninas, mãos a obra, chega de ficar aí deitados em frente à TV só comendo e bebendo, vamos colocar uma roupa, calçar tênis e correr para a academia, pois o tempo passa muito rápido e quando acordarmos já estamos com aquela barriguinha indesejada, o bumbum caído o tríceps mole igual a uma gelatina. Acho que nenhum de nós quer isso, então vamos malhar fazendo musculação para ganhar um corpo mais bonito, forte, saudável e sedutor.
Até a semana que vem.
Abraços, com braços fortes,
Flor e Rose












Um comentário:

  1. Muito bom o artigo. As pessoas realmente pensam que só a atividade aeróbia emagrece e assim deixam de lado a musculação. Grande engano. MUSCULAÇÃO + ATIVIDADE AERÓBIA tem a capacidade de mudar a vida e a saúde das pessoas.

    ResponderExcluir